Compliance
Código de Ética e Conduta da Tecnosys Informática
Apresentação
A Tecnosys Informática pauta suas atividades pela ética, integridade e transparência. Este Código de Ética e Conduta, junto às diretrizes de combate à corrupção e prevenção à lavagem de dinheiro, representa o compromisso da empresa com uma atuação responsável diante dos clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e da sociedade.
1. Propósito
Ser referência em prestação de serviços de excelência, qualidade no atendimento ao cliente, inovação e performance.
2. Princípios Éticos Fundamentais
Integridade: Agimos com honestidade e transparência em todas as relações e decisões.
Acessibilidade: Nossas informações são claras, precisas e acessíveis sempre que necessário.
Respeito: Tratamos todas as pessoas com dignidade e igualdade, independentemente de posição, origem, gênero, orientação ou crença.
Confidencialidade: Priorizamos a proteção de dados, de todos os clientes e parceiros, tratando essas informações com responsabilidade e sempre seguindo as diretrizes da legislação vigente (LGPD).
Profissionalismo: Buscamos excelência, responsabilidade técnica e comprometimento em todos os serviços prestados.
3. A quem se destina esse Código de Ética?
O Código de Ética da Tecnosys Informática se aplica a todos que fazem parte do seu conjunto de atividades, independentemente do nível hierárquico ou do tipo de relação comercial. Abrange os colaboradores da Tecnosys, os Diretores estatutários, estagiários, jovens aprendizes e também os nossos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todos aqueles que atuam em nome da Tecnosys Informática.
4. Conduta Esperada
Cumprir a legislação vigente em todas as esferas (municipal, estadual e federal);
Evitar conflitos de interesse e agir sempre em nome dos interesses legítimos da empresa e de seus clientes;
Tratar com respeito e urbanidade todos os públicos com os quais se relaciona;
Manter um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, onde todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões de
forma segura;
Denunciar condutas ilegais ou antiéticas de forma segura e sem retaliação, através dos canais internos de comunicação;
5. Práticas Anticorrupção
Repudiamos qualquer forma de corrupção, lavagem de dinheiro ou improbidade administrativa que paute os relacionamentos com agentes públicos e pessoas politicamente expostas nos mais elevados padrões de ética e integridade. Orientamos nossos colaboradores quanto ao cumprimento rigoroso da Lei Anticorrupção Brasileira – 12.846/13, bem como todas as demais leis nacionais (dentre elas a lei nº 9.613/98, que dispõe sobre crimes de lavagem de dinheiro, e a lei nº 8.429/92, que dispõe sobre atos de improbidade administrativa) e estrangeiras aplicáveis, garantindo, assim, a construção de relações éticas e sustentáveis.
5.1. Compromisso com a Integridade
A Tecnosys Informática adota uma postura de tolerância zero com qualquer forma de corrupção, suborno ou favorecimento indevido, direta ou indiretamente. É expressamente vedado:
– Oferecer, prometer, autorizar, pagar ou aceitar qualquer vantagem ou promessa de vantagem indevida para influenciar decisões;
– Utilizar intermediários ou terceiros para realizar práticas ilegais em nome da empresa;
– Realizar doações, patrocínios ou presentes com o objetivo de obter benefícios indevidos.
5.2. Relação com Órgãos Públicos e Contratos
Toda relação com agentes públicos deve ser ética, profissional e transparente. A contratação pública ou participação em licitações deve seguir rigorosamente a legislação aplicável, sem favorecimentos ou conluios.
Para fins deste Código de Ética, são considerados agentes públicos aqueles que, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, exerçam cargo, emprego ou função pública em órgãos ou entidades da União, Distrito Federal, Estado ou Município, assim como em pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pela União, Distrito Federal, Estado ou Município, bem como os candidatos a cargos eletivos e os membros de partidos políticos. Também são considerados agentes públicos as autoridades e funcionários de governo, departamento ou órgão internacional.
6. Prevenção à Lavagem de Dinheiro
6.1. Diretrizes
A Tecnosys se compromete a identificar, prevenir e comunicar qualquer operação que possa caracterizar indícios de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, conforme a Lei nº 9.613/1998 e normas do COAF.
Recusa de pagamentos em espécie em valores significativos, sem justificativa legal.
Monitoramento de transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente.
Treinamento contínuo de colaboradores sobre práticas de prevenção.
7. Dos Direitos Humanos e Direitos Trabalhistas
O respeito às pessoas é prioridade absoluta da Tecnosys Informática. Não são admitidos comportamentos abusivos que possam configurar, mesmo que disfarçadamente, o assédio moral ou sexual, discriminação, racismo ou qualquer tipo de preconceito. Caso ocorram, tais práticas devem ser imediatamente comunicadas em nosso Canal de denúncias para tratamento adequado.
É nosso dever promover o cumprimento das leis brasileiras, principalmente da legislação trabalhista, bem como de convenções, acordos coletivos e normas regulamentares que nos permitam criar um ambiente de trabalho cada vez melhor. Não toleramos nenhum tipo de violação dos direitos humanos, incluindo trabalho infantil, trabalho forçado, punição física ou tráfico de pessoas.
8. Canal de Denúncias
Qualquer suspeita de conduta irregular, descumprimento deste código ou de práticas ilegais pode (e deve) ser comunicada de forma segura e confidencial por meio do canal oficial da empresa:
📧 tecnosys@tecnosys.com.br
📞 (31) 3213-5110 – Setor de Compliance
Disposições Finais
Este documento deve ser conhecido, compreendido e seguido por todos os colaboradores e parceiros da Tecnosys. O descumprimento das diretrizes aqui estabelecidas poderá resultar em medidas disciplinares, contratuais e legais, conforme o caso
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